PARTICIPANTES

Anita Martins Rodrigues de Moraes

 

 

Anita Martins Rodrigues de Moraes possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1999), mestrado em Literatura Brasileira (2002; bolsa FAPESP) e doutorado em Teoria da Literatura (2007; bolsa FAPESP; doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa, 2005) pelo programa de pós-graduação em Teoria e História Literária da mesma universidade. Desenvolveu seu pós-doutorado na Universidade de São Paulo na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (2008-2011; bolsa FAPESP; intercâmbio na Universidade de Lisboa, 2011). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, Literatura Brasileira e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Desde 2012 é professora de Teoria da Literatura junto ao Departamento de Ciências da Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Atualmente integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Literatura Infanto-Juvenil (LIJ) e o corpo docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos da Literatura da mesma universidade (Capes 7). De suas publicações, destacam-se os livros Contornos humanos: Primitivos, rústicos e civilizados em Antonio Candido (CEPE Editora, 2023), Para além das palavras: representação e realidade em Antonio Candido (Editora da Unesp, 2015) e O inconsciente teórico: investigando estratégias interpretativas de Terra Sonâmbula, de Mia Couto (Editora Annablume/ FAPESP, 2009). Publicou também a antologia O Brasil na poesia africana de língua portuguesa (Editora Kapulana, 2019), organizada em parceria com a professora Vima Lia Martin (USP).E-mail: anitamoraes@id.uff.br

 

Carolina Correia dos Santos

 

 

Mestre e doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP) e professora de teoria da literatura na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi pesquisadora Pós Doutorado Nota 10 - Faperj na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisadora visitante na Universidade de Columbia em Nova York. Atua, principalmente, nos seguintes âmbitos: literatura comparada, teoria literária, teoria pós-colonial e filosofia feminista. É autora de Na ponta da língua: literatura, política e violência em Os sertões, Native Son e Cidade de Deus (EdUERJ) e Jaguaretama: o mundo imperceptível de ?Meu tio o Iauaretê? (7Letras/Faperj).

 

Claudete Daflon

 

 

Possui Licenciatura em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e Doutorado em Letras/Estudos de Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professora Associada de Literatura Brasileira da Universidade Federal Fluminense (UFF) atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Literatura. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ 2) do CNPQ e líder do Grupo de Pesquisa Interferências: literatura, arte e ciência, possui experiência na área de Letras com ênfase em Literatura Brasileira e Literatura Comparada. Autora do livro Meu país é um corpo que dói (2022), sua atividade de pesquisa envolve os estudos decoloniais, relações literatura - arte - ciência, natureza, América Latina, viagem e educação.

 

Claudia Amigo Pino

 

 

É professora titular de literatura francesa na Universidade de São Paulo. Nos últimos anos, tem se dedicado ao estudo dos escritos de Roland Barthes e à circulação de sua obra na América Latina. Desde seu doutorado, trabalha com arquivos literários e crítica genética. Orienta trabalhos sobre o processo de criação da crítica e literatura de expressão francesa do século XX e contemporânea, especialmente de obras que transitem no limiar entre literatura e crítica. Publicou os livros A ficção da escrita (2004), Escrever sobre escrever (2007) (com Roberto Zular), Roland Barthes: a aventura do romance (2015) e Apprendre et désapprendre. Les séminaires de Roland Barthes (1962-1977) (2022), além de vários artigos, números especiais de revistas e coletâneas. É membro da equipe editorial das revistas Criação Crítica e Manuscrítica e Presidente da Comissão de Pós-graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

 

Daniel Teixeira da Costa Araújo

 

 

Professor Adjunto da Universidade de Brasília (UnB), atuando no Departamento de Teoria Literária e Literaturas (TEL) na área de Literaturas de Expressão Francesa. Doutor em Letras Neolatinas - Literaturas em língua francesa pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016) com bolsa do CNPq, com período sanduíche na Université de Nantes, França, com bolsa da CAPES; Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), com bolsa da CAPES; Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013); e Bacharel em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), com período sanduíche na Université Blaise-Pascal, França. Iniciou pesquisa de pós-doutorado na UFRJ sobre o tema da violência na obra de Louis-Ferdinand Céline em 2017, a qual ainda não se encontra concluída. Possui cursos de formação em Français Langue Étrangère (FLE) na Université Laval (2011), Canadá, e na Université de Strasbourg (2009), França, ambos como bolsista dos respectivos governos. Tem experiência na área de Letras, no ensino de literatura francesa, de línguas estrangeiras (francês e alemão), de didática do FLE e de literatura brasileira, também como intérprete de francês-português e como tradutor de francês, espanhol e inglês. Atua principalmente nos seguintes temas: literatura francesa, recepção literária, formação de cânone, relações internacionais, filosofia, pensamento social brasileiro, pós-colonialismo, estudos culturais, violência, memória e pós-memória. É membro do Grupo de Pesquisa em Potências Médias, dirigido pelo prof. Javier Vadell (PUC Minas), da Rede Interinstitucional de Pesquisas e Estudos sobre Colonialidades e da Rede PICNAB - Projeto Internacional de Investigação Científica Nantes/Aveiro/Brasília. E-mail: danieltcosta@unb.br

 

Fernanda Silva e Sousa

 

 

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), com Bacharelado e Licenciatura a em Letras pela Universidade de São Paulo (2017). Fez Doutorado Direto no Programa de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo, onde desenvolveu a tese "A terrível beleza cotidiana do negro drama: uma leitura com e contra o arquivo da escravidão dos diários de Lima Barreto e Carolina Maria de Jesus", com fomento da Fapesp. Vencedora do concurso de ensaísmo da revista Serrote, do Instituto Moreira Salles, de 2023, com o texto "Dos pés escuros que são amados". É professora de língua portuguesa, tradutora, revisora de textos e crítica literária. Tem várias resenhas literárias publicadas na Folha de S. Paulo e realizou traduções de textos de importantes intelectuais da diáspora negra, como Saidiya Hartman, Denise Ferreira da Silva e Cedric Robinson. Atuou como professora, em quatro diferentes edições (2019, 2021, 2023), do projeto Incluir Direito, uma parceria do Mackenzie com o Centro de Estudos da Sociedade de Advogados (CESA), voltado à inclusão de jovens estudantes negros. Seus interesses de pesquisa são diáspora negra, literatura de autoria negra, música negra, educação das relações étnico-raciais e ensino de literatura, narrativas autobiográficas da escravidão e do pós-abolição, luto, memória e violência.

 

Fernando Viotti

 

 

Professor Doutor do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH-USP. Doutor em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela UFMG (2018) como bolsista da CAPES com a tese "Um mundo feito de ferro: a lírica de Drummond e Bob Dylan", premiada como a melhor tese do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da FALE-UFMG no ano de 2018. Possui mestrado em Estudos Literários, área de concentração Literatura Brasileira também pela UFMG (2007), onde foi bolsista do CNPq, com a dissertação "Encenação do sujeito e indeterminação do mundo: um estudo das cartas de Guimarães Rosa e seus tradutores". Possui graduação em Letras pela mesma universidade (2004) e tem publicações sobre Bob Dylan, Guimarães Rosa, a ficção de Godofredo Rangel, epistolografia e ficção brasileira e portuguesa do século XX, além de ensaios sobre literatura e experiência.

 

Gisela Bergonzoni

 

 

Professora doutora do Departamento de Teoria Literária do IEL (Instituto de Estudos da Linguagem), Unicamp. Doutora em Literatura comparada pela Universidade Rennes 2 (França), com bolsa CAPES-Doutorado pleno no exterior. Foi pesquisadora de pós-doutorado na Unicamp em 2021 e entre 2018 e 2020, com bolsas da CAPES. Foi professora substituta de Literatura comparada na Universidade Paris - Nanterre entre 2013 e 2014. Foi professora convidada da Pós-Graduação em Escrita Criativa da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) em 2018 e 2019. Fez mestrado em Letras, com bolsa da União Europeia, pelo programa Erasmus Mundus - Cultures Littéraires Européennes, nas universidades de Estrasburgo (França) e de Bolonha (Itália). É bacharel em Letras, com habilitação em francês (USP), e em Jornalismo (Cásper Líbero). Trabalhou como jornalista nas áreas de cultura e sociedade (Época, Harpers Bazaar) e como redatora de imprensa internacional (Kantar Media, Paris). Entre 2021 e 2023, lecionou Francês, Português e Theory of Knowledge na escola britânica de São Paulo, St. Pauls School.

 

Greice Ferreira Drumond Holzweber

 

 

Bacharelado em Letras: Português-Grego pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), Licenciatura em Letras: Português-Grego pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e Mestrado (2002) e Doutorado (2010) em Letras Clássicas pela UFRJ. Fez Pós-doutorado em Filologia Clássica na Universidade de Viena (2015-2016). Atualmente, é Professora Associada da Universidade Federal Fluminense e atua no Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGLC-UFRJ). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras Clássicas (Língua e Literatura Grega), atuando principalmente nos seguintes temas: Poética de Aristóteles, Estudos da Tradução e Comédia Grega Antiga. Faz parte do Laboratório de Estudos Clássicos da UFF, organizando eventos acadêmicos, desenvolvendo pesquisa e elaborando projetos de extensão e com orientação de discentes de graduação (UFF) e de pós-graduação (UFRJ).

 

Letícia Costa Feiteira

 

 

Doutoranda em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura Portuguesa/DLCV/FFLCH-USP, com um estudo sobre o romance "A caverna", de José Saramago. Possui graduação em Letras, com bacharelado e licenciatura em Português e Inglês, pela mesma instituição. Tem experiência na área de Letras Português/Inglês, com ênfase em Literatura. Realizou duas Iniciações Científicas: uma na área de Filologia, com foco na transcrição e análise de manuscritos lavrados no estado de São Paulo, nos sécs. XVIII e XIX, de 2013 a 2015; e a segunda na área de Literatura Portuguesa que compreendeu o estudo de obras de José Saramago, sob a perspectiva da cegueira e do exílio presentes nas narrativas, durante os anos de 2016 a 2017.

 

Lúcia Ricotta

 

 

 

 

Professora Adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Escola de Letras do Centro de Letras e Artes. Graduação em História pela PUC-Rio (1993), mestrado em Literatura Brasileira pela UERJ (1997), doutorado em História Social da Cultura pela PUC-Rio (2002), pós-doutorado no IEL/UNICAMP (2011-12) e pós-doutorado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, Letras da PUC-Rio (2012-13). Professora Visitante na Università Ca Foscari Venezia (2019). 27 artigos completos publicados em periódicos; 10 livros/revistas publicados/ organizados; 6 capítulos de livros; 3 textos em jornais/revistas; 67 apresentações de trabalhos; 5 traduções (artigos, capítulos); 3 orientações de mestrado concluídas; 2 co-orientações de mestrado concluídas; 14 iniciação científica concluídas; 7 monografias concluídas; 42 participações em bancas e trabalhos de conclusão. Trabalha na área de teoria literária, literatura brasileira, antropologia e pensamento feminista, com atuação nos seguintes temas: estudos da contemporaneidade, teorias do pensamento crítico negro, novas epistemologias, relação entre letras e artes, cultura literária brasileira e historiografia literária e das artes, teorias e práticas do arquivo. É líder do Grupo de Pesquisa CNPQ: Teorias e práticas do arquivo: invenções, reapropriações e insurgências.Email: luciavilelapinto@gmail.com e lucia.pinto@unirio.br. Textos disponíveis em: unirio.academia.edu/LúciaPinto.

 

Marcos Natali

 

 

Possui Mestrado e Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade de Chicago e é professor titular de Teoria Literária e Literatura Comparada na USP. Foi professor visitante na UNAM e na UAM (México) e tem projeto de pesquisa em andamento no CNPq sobre Afropessimismo e economia narrativa. Publicou os livros "A literatura em questão: Sobre a responsabilidade da instituição literária" (Ed. Unicamp, 2020) e "A política da nostalgia: Um estudo das formas do passado" e ensaios sobre Roberto Bolaño, Jacques Derrida, José María Arguedas, Mario Bellatin, Ricardo Aleixo, Marília Garcia, Ana Martins Marques e o racismo na obra de Monteiro Lobato, além do capítulo sobre a América Latina na "Cambridge History of Postcolonial Literature". Com Marcos Siscar, organizou o volume "Margens da democracia: a literatura e a questão da diferença". Atualmente estuda literatura latino-americana contemporânea, desconstrução, teoria pós-colonial, teorias críticas da raça e a relação entre literatura e ética. Algumas de suas publicações estão disponíveis na página usp-br.academia.edu/mpn. E-mail: mpnatali@usp.br.

 

Mariana Ruggieri

 

 

É Professora Adjunta na área de Teoria Literária do Departamento de Literatura na Universidade Federal do Ceará e professora permanente do PPGLetras, na mesma instituição. Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo. Foi pesquisadora visitante (BEPE-Fapesp) na Universidad Nacional Autónoma de México (2016), na University of Michigan (2012) e bolsista do Institute of World Literature, Harvard (2012). Mestra em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo. Bacharel em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou seu Pós-Doutorado com bolsa Fapesp na Unicamp, onde também atuou como Professora Colaboradora. Cumpriu parte do estágio de pós-doutoramento com um fellowship do Cluster of Excellence na Freie Universität Berlin. Seus interesses principais de pesquisa são: literatura latino-americana, literatura norte-americana, desconstrução, teorias pós-coloniais contra-coloniais, estudos de gênero e teorias críticas da raça. Possui experiência na área editorial como tradutora, preparadora de textos e editora. Email: marianaruggieri@ufc.br

 

Paloma Vidal

 

 

Paloma Vidal é escritora, tradutora e professora de Teoria Literária da Universidade Federal de São Paulo. Possui graduação em Letras e Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; e mestrado e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Realizou pós-doutorado na Université Paris 7-Diderot (2016), na Universidade Estadual de Campinas (2007-2009) e na Universidade de Brasília (2006-2007). Ë pesquisadora na área de Teoria Literária e Literatura Latino-americana, dedicando-se, entre outros, aos seguintes temas: narrativas de exílios, migrações e viagens; escritas do eu e performance; diários, cadernos e outras formas de anotação; questões de tradução e do viver entre línguas. Publicou romances, peças, livros de contos, de ensaios e de poesia, entre os quais: Algum lugar (2009), Mar azul (2012), Três peças (2014), Dupla exposição (2016), Wyoming e Menini (2018), Estar entre: ensaios de literaturas em trânsito (2019), Pré-história (2020) e La banda oriental (2021). Traduziu, entre outros autores e autoras latino-americanos, Clarice Lispector, Adolfo Bioy Casares, Lina Meruane, Sylvia Molloy, Margo Glantz, Tamara Kamenszain e Silviano Santiago.

 

Rita Jover-Faleiros (Unifesp)

 

Professora associada na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), é orientadora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Unifesp na linha Linguagem em Novos Contextos. Desenvolve pesquisa na área de ensino da leitura e do ensino da leitura literária. Bacharel em Letras pela FFLCH-USP, fez mestrado e doutorado na mesma instituição. Realizou estágio pós-doutoral em didática da literatura na Universidade de Montréal. É líder do grupo de pesquisa "A leitura como jogo: ensaios sobre a literatura". Em sua atuação na pesquisa, além de sua contribuição na formação didática na área da leitura literária em língua estrangeira e língua portuguesa, é uma das organizadoras das Jornadas de Literatura e Educação. 

 

Susana Scramim

 

 

Possui graduação em Letras Português pela Universidade Estadual de Maringá (1986), mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991), doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (2000) e dois pós-doutorados, um na Universidad de Sevilla, España(2005), Bem como no Programa de Teoria e História Literária da UNICAMP(2014) e no Programa de Pós-graduação em Letras da UFF (2019). Realizou Estágio Sênior, com bolsa do CNPq na Universidad de Granada ( España, 2014). É professora Titular aposentada de Teoria Literária da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Comitê Assessor de Letras e Linguística no CNPq, período 2018-2021.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Literatura Brasileira e Literatura Comparada. Os projetos de pesquisa com os quais está envolvida concentram-se no estudo da poesia brasileira moderna e contemporânea e na teoria da modernidade.

 

Tiago Guilherme Pinheiro

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Professor Adjunto de Teoria Literária do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenador do Núcleo de Estudos Benjaminianos (NEBEN) dessa mesma instituição. Pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (2015-2020). Doutor pelo Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo (2014) com estágio na Universidad de Buenos Aires (2012-2013). Graduação em Letras - Francês pela Universidade de São Paulo (2010) e Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005). Trabalha com os seguintes tópicos: Literatura e democracia, Literatura e violência, Pós-estruturalismo, Teoria das Imagens, Teoria pós-colonial e decolonial, Poesia e prosa latino-americanas.

 

Viviane Araújo Alves da Costa Pereira

 

 

Viviane Pereira possui Doutorado em Letras, Área de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos do Francês, pela Universidade de São Paulo (2014) com estágio sanduíche na Aix-Marseille Université (Bolsa Capes). Mestrado em Letras, Área de Literatura e Vida Social, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Graduação em Letras, Licenciatura Plena em Português, Francês e Literaturas, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Professora da área de Francês da Universidade Federal do Paraná. Integra o grupo de pesquisa Relações França-Brasil: literatura e cultura. Membro da diretoria da Associação dos Pesquisadores de Crítica Genética. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria literária, literaturas em língua francesa e crítica genética.